Perguntas frequentes acerca de :

Como posso fazer a inscrição?

Para efetuares a tua inscrição, preenche a ficha de inscrição e envia para o nosso contacto de e-mail.

Como Funciona?

Entre outubro de 2013 e janeiro de 2014, jovens universitários e pessoas idosas reúnem-se às quartas-feiras, entre as 14h e as 17h, para partilhar saberes e histórias de vida. O Projeto utiliza a metodologia Photovoice para promover a comunicação entre os participantes. Cada pessoa tem uma máquina fotográfica para capturar imagens significativas da sua experiência individual, familiar e comunitária. Todas as semanas, os facilitadores do Projeto propõem um tema para os participantes fotografarem até à sessão seguinte. Em cada sessão, todos os participantes apresentam as fotografias que capturaram durante a semana e discutem o seu significado.

O que é o Photovoice?

O Photovoice é uma metodologia de investigação-ação participativa que surgiu em 1994, com os trabalhos de Carolina Wang, da Universidade de Michigan, e de Mary Burris, da Universidade de Londres. O Photovoice tem três objetivos principais: i) encorajar as pessoas a refletir sobre aspetos relevantes da sua experiência individual, familiar e comunitária, ii) promover o diálogo crítico e o conhecimento sobre aspetos importantes da sua comunidade e iii) projetar a visão dessas pessoas a agentes influentes.

Na metodologia Photovoice, cada participante responde a perguntas/temas através da fotografia. Para isso, cada participante deve ter uma máquina fotográfica durante 24horas por dia. Em cada sessão de grupo, os participantes levam uma pergunta/tema para responder através da fotografia. Na sessão seguinte, cada pessoa apresenta as suas fotografias ao grupo e partilha o seu significado.

Existe algum requisito para poder participar?

Este Projeto destina-se a jovens estudantes da Universidade de Coimbra e pessoas idosas residentes na Alta de Coimbra. Se és estudante da Universidade de Coimbra, tens interesse e disponibilidade para participar no Projeto, e vontade de partilhar ideias sobre a Alta de Coimbra, aproveita esta oportunidade.

Porque é importante promover as relações intergeracionais?

Promover a relação entre pessoas de diferentes gerações potencia a solidariedade e a coesão social na comunidade, contraria estereótipos negativos e diminui o isolamento das pessoas idosas. Além disso, favorece o papel das pessoas idosas como guardiões de conhecimentos, saberes e tradições.

Não encontrou a resposta?

Pode sempre preencher o nosso formulário e colocar a sua questão à nossa equipa.

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

A sua mensagem

RECRUTAMENTO DE VOLUNTÁRIOS

Gostas de fotografia?

Queres fazer parte de um Projeto Intergeracional de Photovoice a decorrer na FPCE-UC?

pdf (Custom) (Custom)Veja a nossa apresentação em pdf.

 

29-01-2014 23-47-38