Projetos de Intervenção Social

InterAGE

Projecto Ceifac

Este projeto visou a atuação numa lógica intergeracional, com o objetivo de promover o contacto e a proximidade entre duas gerações (jovens e idosos), com recurso à partilha de histórias pessoais e através da utilização de materiais multimédia. Os destinatários foram, pois, jovens universitários de estabelecimentos de ensino de Coimbra e idosos integrados em Centros de Dia ou Lares de Terceira Idade, com particular destaque para a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra (entidade parceira do CEIFAC).

No final da iniciativa, foi muito gratificante constatar que tinham sido plenamente atingidos os objetivos definidos, que consistiam em promover uma maior interação entre os jovens e os idosos, recorrendo a materiais multimédia, e sensibilizar os mais novos para entenderem o envelhecimento como um processo natural, de modo a valorizarem as experiências de vida, os valores e os princípios transmitidos pelos mais velhos. Além disso, foi possível fomentar a saúde mental e a criatividade dos seniores através da elaboração de mini-reportagens e de trabalhos de envolvimento entre as gerações participantes, impulsionando a inclusão e a solidariedade social.

Multiculturoteca

Projecto Ceifac

Procurando diversificar os seus campos de atuação, o CEIFAC tem colaborado com várias escolas do concelho de Coimbra no sentido de promover ações de enriquecimento curricular direcionadas para a transmissão de valores, com especial enfoque na inclusão social. Deste modo, procura-se divulgar os benefícios educativos da diversidade humana, tecnológica, artística e cultural, desenvolvendo sessões semanais nas instituições.

Esta intervenção engloba todos os elementos da comunidade escolar, através de atividades pedagógicas cuidadosamente preparadas uma equipa multidisciplinar, constituída por professores, psicólogos e técnicos. Correspondendo também a desafios paralelos lançados pelas Bibliotecas ou pelos gabinetes de Apoio Escolar, estas iniciativas têm contribuído para o desenvolvimento de aprendizagens e de competências fundamentais no sucesso escolar do público infanto-juvenil, ao mesmo tempo que estimulam a consciência cívica dos alunos, complementando o processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos, ativos e intervenientes.

Sabão com Arte – E5G

Projecto Ceifac

Distinguido como um dos 15 projetos aprovados entre as 228 propostas submetidas no âmbito das Candidaturas Pontuais ao Programa Escolhas E5G – 2015, sob a tutela do Alto Comissariado para as Migrações, o projeto Sabão com Arte – E5G assume-se como uma iniciativa de Empreendedorismo Social, de manifesto cariz experimental e inovador.

Enquanto entidade promotora da iniciativa, o CEIFAC liderou um consórcio de parceiros estabelecido com várias instituições da cidade, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, o CEARTE (Centro de Formação Profissional e do Artesanato), a INOPOL (Academia de Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Coimbra) e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e da Universidade de Coimbra.

Desenvolvido ao longo de 2015, o projeto canaliza uma sinergia de esforços no sentido de favorecer a integração de jovens provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos no mercado de trabalho, prevendo uma primeira fase de capacitação para a empregabilidade, a que se segue o processo de implementação de um negócio social de fabrico e comercialização de sabão artesanal. Inspirado no património histórico-cultural da cidade de Coimbra, com particular destaque para a zona distinguida pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, este inovador negócio social pretende gerar receitas que permitam assegurar a viabilidade financeira do projeto.

O Sabão com Arte – E5G assume-se, portanto, como uma iniciativa capaz de conciliar a finalidade social e a sustentabilidade financeira, o espírito empreendedor e a dinamização cultural, construindo uma ponte entre a herança histórica do passado, as dificuldades sociais do presente e os desafios humanos que se adivinham no futuro.

Gabinete de Apoio Familiar

Terapia familiar, terapia de casal e terapia individual

Formação Parental e Familiar

Programa de Fortalecimento de Famílias

Formação para a Inclusão

Agricultura Biológica

Projetos de Intervenção Social

Projeto interage e Projeto REALidades