Quem Somos

Instituído a 7 de outubro de 2002, o Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra (CEIFAC) apresenta-se como uma associação sem fins lucrativos de âmbito nacional, que nasceu da sinergia criada por um grupo de voluntários dispostos a criar uma resposta social capaz de interagir com as famílias numa perspetiva holística.

Os recursos humanos do CEIFAC formam, portanto, uma equipa multidisciplinar que inclui técnicos especializados (professores, psicólogos e terapeutas), estagiários em formação e um número significativo de voluntários, de modo a contribuir para a partilha de experiências que garante o bom funcionamento da instituição. Não menos relevante é o facto de, ao longo dos anos, esta associação ter estabelecido protocolos e parcerias com diversas entidades, promovendo o espírito de interajuda que tem contribuído para a prossecução dos seus objetivos.

Missão

O CEIFAC procura responder a apelos individuais, familiares ou institucionais e mantém, por isso, um proveitoso relacionamento com diversas associações e entidades do concelho de Coimbra, obedecendo a uma lógica de trabalho em rede e de articulação interinstitucional. Importa também salientar que a população-alvo desta atuação é constituída, maioritariamente, por famílias ou indivíduos em situações de vulnerabilidade social. Pretende-se, pois, assegurar a prestação de serviços em domínios como: a formação parental, a terapia familiar, a promoção da igualdade de género, a proteção da saúde, a difusão da consciência ambiental, a formação profissional e o empreendedorismo social.

Visão

O CEIFAC tem trabalhado para ser reconhecida como uma entidade de referência entre as suas congéneres nacionais e internacionais, contribuindo decisivamente para reforçar e consolidar a sua estratégia de intervenção, em particular nos domínios social, cultural e educativo.

Valores

A conduta do CEIFAC rege-se por valores como a solidariedade, o respeito pelo outro, a inovação social, a proatividade, a entreajuda e o profissionalismo. Estes princípios refletem-se, pois, nas atividades orientadas para a prossecução dos objetivos primordiais da instituição, procurando prestar um apoio concertado para salvaguardar a harmonia do núcleo familiar, ao mesmo tempo que se promove a sua integração na comunidade.

Gabinete de Apoio Familiar

Terapia familiar, terapia de casal e terapia individual

Formação Parental e Familiar

Programa de Fortalecimento de Famílias

Formação para a Inclusão

Agricultura Biológica

Projetos de Intervenção Social

Projeto interage e Projeto REALidades